26.11.06

Darth Vader

Os Governos têm, muitas vezes, a tentação de ser pastores de almas. De domesticarem, com as suas leis, aquilo que consideram ser as ovelhas que pastoreiam. É isso que parece estar a acontecer com o executivo de Sócrates.
A possibilidade de a ERC de, entre outras coisas, obrigar as televisões a manter as grelhas de programação a 48 horas da sua emissão ou a possibilidade de mandar interromper a emissão se houver infracções graves à programação, é um sinal de fumo. Do churrasco que o Governo parece querer transformar a comunicação social. A televisão é hoje o meio mais importante para homogeneizar a sociedade que tem sido transformada em mera consumidora. De telemóveis ou de notícias.
Transformar a ERC em detective da decência é tornar o Governo no ecrã gigante da verdade. Por detrás destas leis inocentes há sempre um Darth Vader. Há muito que o Governo deixou de ser um guerreiro Jedi. Mas, ultimamente, começa a entender-se que há uma força negra por detrás das suas atitudes. Começa a ser necessário à sociedade portuguesa saber quais são as medidas do Governo com 48 horas de antecedência.

Sem comentários: