1.1.07

Terceira via para a pobreza

Chegou 2007. E o Governo, depois de nos convidar a comer passas, como prazer, mostra-nos que os portugueses vão passar as passas da vida. Sócrates descobriu a Terceira Via para o sofrimento: é uma auto-estrada entre o capitalismo e o socialismo onde quem quer ter saúde ou educação paga impostos ao Estado e gasta mais uns trocos no sector privado para ter direito a um serviço. Isto é: paga duas vezes a mesma coisa.
Dou dois exemplos: o ministério da Educação fecha escolas no interior do país porque não há alunos. Em Lisboa, como os há a mais, ficam em lista de espera durante um ano ou dois para terem um local onde o Estado cumpra a sua educação. Se não tiver com vontade de esperar, vá até ao ensino privado.
Brevemente, segundo disseram a um vizinho meu, o serviço de neurologia do Hospital Dona Estefânia vai apenas estar em funcionamento no período diurno. Como ele tem uma filha com epilepsia, se esta tiver uma crise durante a noite, terá de ficar à espera de um especialista que só chega às oito da manhã. Segundo a tese do ministério da Saúde, um enfermeiro resolve o problema: com umas drogas que aliviam o sofrimento. Fantástico, não?

Sem comentários: